capa-facebook-ed-inf-e-ens-fund-i

 

Ensino Fundamental I e II

EF 5

 

O Ensino Fundamental tem duração de nove anos e apresenta uma abordagem histórico-cultural, com metodologias interativas no cotidiano e, por meio de projetos pedagógicos dinâmicos, oficinas e vivências, vai ampliando o universo cultural de seus educandos.

Os valores para a vida são trabalhados durante todo o caminhar pedagógico, pois nesta etapa o fazer e refazer preparam os educandos para encontrar soluções aos desafios e lidar com a diversidade e sustentabilidade com competência e cidadania.

A escuta atenta aos diferentes modos de aprender, aos diferentes saberes dos educandos permitem ao professor fazer intervenções pedagógicas que garantem avanços qualitativos na apropriação do conhecimento, implicando em reflexões sobre as mudanças sociais que envolvem as diferentes linguagens dentro e fora do espaço escolar.

 

1º ao 5º ano: das 13h00 às 17h30

6º ao 9º ano: das 7h30 às 12h30 e Integral

Período Integral

Nas escolas de período integral, os estudantes terão a oportunidade de convivência em grupos heterogêneos, sempre sob a supervisão de professores(as) especializados(as), que os incentivarão no respeito necessário ao outro, ao ambiente e ao material, estimulando assim o desenvolvimento de sua autonomia, segurança, organização e responsabilidade. Nesse processo, a criança cresce e, quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônico e tranquilo ele será.

 Horário: das 7h00  às 19h00


 

Aulas Especiais

Inglês

As aulas de Inglês para a Educação Infantil e anos iniciais têm por objetivo estimular as crianças quanto à linguagem estrangeira. Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, os alunos são expostos à língua inglesa para que esta seja adquirida da forma mais natural possível. 
A aquisição da língua inglesa se dá de uma maneira informal e natural, ou seja, sem preocupação com estruturas gramaticais, com sequenciação gramatical, mas através de comandos e significativas interações verbais com as professoras.

Educação Física

A Educação Física visa o desenvolvimento integral das crianças, tanto corpo quanto mente. Assim, o Colégio Alto Padrão acredita que trabalhar com a Educação Física desde a primeira infância é muito importante, pois é na fase dos zero aos seis anos de idade que as crianças estão mais propensas a aprenderem e a desenvolverem, principalmente, suas habilidades motoras. É nessa fase que devemos estimular, ao máximo, novas e diversificadas experiências, visando contribuir para a constituição da personalidade e o desenvolvimento da parte motora.

 

LEGO


lego_log
O Colégio ALTO PADRÃO é parceiro da Lego Zoom, grupo de educação tecnológica. O projeto implantado na escola ajuda no aperfeiçoamento do trabalho com competências e  habilidades necessárias ao mundo de hoje: flexibilidade, trabalho em equipe, autonomia, responsabilidade, postura empreendedora e capacidade de resolver problemas.

Do lápis aos notebooks de última geração, da lousa de pedra à interativa, o certo é que o avanço da tecnologia corre, às vezes, à frente do nosso poder de adaptação. Tirar a escola do mundo analógico e inseri-la no mundo digital é importante, como também mostrar ao aluno que podemos usar este “big bang informacional” para a melhoria de processos e da sociedade. A educação eficaz é aquela que consegue despertar em cada um a vontade de conhecer sempre mais, saber escolher o que vale a pena entre tantas informações, aprender com a experiência dos outros, almejando um desenvolvimento integrado, constante e transformador. 

Conheça a Proposta Pedagógica da Lego Zoom, através do site http://www.legozoom.com/proposta.aspx 

 A Lego ZOOM

EF 2A ZOOM é uma empresa brasileira que representa com exclusividade a LEGO® Education 

As diferentes soluções de aprendizagem desenvolvidas pela ZOOM são compostas por kits da LEGO® Education, fascículos educacionais, assessoria às escolas e capacitação de educadores. Elas podem ser aplicadas no contexto curricular, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, e também em atividades extracurriculares. no país e desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras, que introduzem um novo paradigma na educação: o de que nada supera o poder do aprender-fazendo para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21. 

Todas as soluções foram baseadas em propostas e estudos de renomados pesquisadores da área educacional e fundamentadas nos quatro pilares para a educação da UNESCO: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer.

Em parceria com o Grupo LEGO da Dinamarca, a ZOOM está ampliando sua área de atuação e exportando sua proposta educacional para outros países, como Argentina, México e China. No Brasil, o programa é aplicado com sucesso desde 1998 e atende cerca de um milhão e meio de crianças e jovens em três mil escolas públicas e privadas.


METODOLOGIA OPEE

opee

Orientação Profissional de Empregabilidade e Empreendedorismo

Aulas de Projeto de Vida para todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mais que preparar candidatos, preparamos vencedores!

 O que é OPEE?

É uma metodologia de ensino que busca orientar o aluno sobre questões profissionais, em especial sobre empregabilidade e empreendedorismo. Essa metodologia é usada como material das aulas de Projeto de Vida.

Qual o objetivo das aulas de Projetos de Vida?

O objetivo dessas aulas é bem claro: ajudar a preparar os alunos para vida.

Desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, os alunos são instruídos sobre o mundo, as profissões que existem e, nesse contexto, identificam as oportunidades de trabalho compatíveis com as pessoas que são e, sendo assim, descobrem caminhos na vida que os tornam mais felizes plenamente.

As aulas de Projeto de Vida oferecem ainda Educação Financeira e Empreendedorismo. Ou seja, ou alunos aprendem a lidar também com dinheiro e entender sua aplicação prática na vida contemporânea.

Em resumo, os alunos aprendem sobre preço, custo e, principalmente, sobre o valor das coisas!

 Qual o foco das aulas?

Essa aula se foca em quatro eixos principais, a saber:

  • Autoconhecimento: objetivo de fazer com que o aluno se conheça melhor, seus pontos fortes e seus pontos fracos, suas paixões e ambições, de forma que ele entenda melhor suas motivações pessoais.
  • Mercado de trabalho: objetivo de mostrar ao aluno a realidade do mercado de trabalho de hoje, bem como as oportunidades que se apresentam no dia a dia. O mercado é algo dinâmico e novas oportunidades surgem com frequência e, nesse sentido, quem conhece mais opções tem maiores chances de escolher algo mais apropriado para sua vida.
  • Profissões e ocupações: objetivo de ensinar ao aluno, com riqueza de detalhes, a respeito das profissões e ocupações que o mercado de trabalho oferece. Quanto mais e melhor o aluno conhecer as profissões e ocupações do mercado, mais segurança ele terá de escolher um caminho na vida que o fará feliz.
  • Processos seletivos: objetivo de conhecer os processos seletivos de muitas das oportunidades profissionais, buscando esclarecer os caminhos mais interessantes para cada um. Vestibulares e concursos públicos são exemplos de processos seletivos importantes para muitas das profissões que desenvolvemos hoje em dia. 

 

AVALIAÇÃO

A verificação do Rendimento Escolar dos alunos é feita pelos professores da turma, utilizando as estratégias e critérios recomendados pelo Colégio Alto Padrão. A avaliação do aproveitamento escolar é trimestral, devendo ser composta de teste 1 + teste 2 + outras avaliações, a critério do professor + prova trimestral.

  • A média trimestral é a média aritmética das verificações dadas no trimestre correspondente;004
  • A média anual é a média aritmética das médias dos três trimestres. Esta, quando igual ou superior a 6,0 (seis) torna-se a média anual final. A promoção do aluno compreende a avaliação do aproveitamento escolar e a apuração da frequência, que é registrada no sistema de controle de acesso.

Tem-se como aprovado o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e média anual final mínima 6,0 (seis), em cada disciplina.

  Nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental a avaliação é feita através de observações dos alunos, fazendo registros que darão, consequentemente, subsídios para a construção do relatório de avaliação individual. O relatório terá uma periodicidade semestral e será enviado para as famílias.

2ª Chamada de Avaliações

A 2ª chamada deve ser requerida pelo responsável ou pelo aluno, na Coordenação, dentro de dois dias úteis, a contar da data em que a atividade tenha sido realizada em primeira chamada (custo de R$ 20,00).

Pode ser atribuído o grau zero ao aluno que, sem justificativa aceita pela Direção Pedagógica, faltar à primeira chamada de uma avaliação ou que não se apresentar para a 2ª chamada, quando deferida a solicitação feita. Não há 2ª chamada de provas de recuperação.

 Recuperações 

 O Colégio oferece a seus alunos a oportunidade de recuperação, com o objetivo de reforçar a aprendizagem dos conteúdos não assimilados. Serão feitas sempre no final de cada trimestre.

  • São encaminhados à avaliação de recuperação os alunos que obtiveram média anual inferior a 6,0 (seis) no trimestre.