matriculas_abertas_face

EM 1

O Ensino Médio é uma das fases cruciais na vida escolar dos adolescentes. É nesse período que o estudante consolida os conhecimentos básicos e dá um salto na capacidade de formular pensamentos abstratos.

O Colégio Alto Padrão sempre se preocupou em oferecer uma alternativa diferente de preparação para o vestibular para os alunos do Ensino Médio. Nossa proposta, desde a Educação Infantil, foca a formação integral do aluno e, quando ele chega ao Ensino Médio, potencializamos nosso trabalho com um conceito mais amplo de preparação para o vestibular, oferecendo ferramentas para que os alunos enfrentem esta importante etapa de suas vidas: os exames vestibulares.

METODOLOGIA OPEE

opee

Orientação Profissional de Empregabilidade e Empreendedorismo

Aulas de Projeto de Vida para todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mais que preparar candidatos, preparamos vencedores!

O que é OPEE?

É uma metodologia de ensino que busca orientar o aluno sobre questões profissionais, em especial sobre empregabilidade e empreendedorismo. Essa metodologia é usada como material das aulas de Projeto de Vida.

Qual o objetivo das aulas de Projetos de Vida?

O objetivo dessas aulas é bem claro: ajudar a preparar os alunos para vida.

Desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, os alunos são instruídos sobre o mundo, as profissões que existem e, nesse contexto, identificam as oportunidades de trabalho compatíveis com as pessoas que são e, sendo assim, descobrem caminhos na vida que os tornam mais felizes plenamente.

As aulas de Projeto de Vida oferecem ainda Educação Financeira e Empreendedorismo. Ou seja, ou alunos aprendem a lidar também com dinheiro e entender sua aplicação prática na vida contemporânea.

Em resumo, os alunos aprendem sobre preço, custo e, principalmente, sobre o valor das coisas!

Qual o foco das aulas?

Essa aula se foca em quatro eixos principais, a saber:

• Autoconhecimento: objetivo de fazer com que o aluno se conheça melhor, seus pontos fortes e seus pontos fracos, suas paixões e ambições, de forma que ele entenda melhor suas motivações pessoais.
  • Mercado de trabalho: objetivo de mostrar ao aluno a realidade do mercado de trabalho de hoje, bem como as oportunidades que se apresentam no dia a dia. O mercado é algo dinâmico e novas oportunidades surgem com frequência e, nesse sentido, quem conhece mais opções tem maiores chances de escolher algo mais apropriado para sua vida.
  • Profissões e ocupações: objetivo de ensinar ao aluno, com riqueza de detalhes, a respeito das profissões e ocupações que o mercado de trabalho oferece. Quanto mais e melhor o aluno conhecer as profissões e ocupações do mercado, mais segurança ele terá de escolher um caminho na vida que o fará feliz.
  • Processos seletivos: objetivo de conhecer os processos seletivos de muitas das oportunidades profissionais, buscando esclarecer os caminhos mais interessantes para cada um. Vestibulares e concursos públicos são exemplos de processos seletivos importantes para muitas das profissões que desenvolvemos hoje em dia.

AVALIAÇÃO

Apresentação2

A verificação do Rendimento Escolar dos alunos é feita pelos professores da turma, utilizando as estratégias e critérios recomendados pelo Colégio Alto Padrão. A avaliação do aproveitamento escolar é trimestral, devendo ser composta de Teste 1 + Teste 2 + outras avaliações, a critério do professor + duas provas trimestrais, a P1 com questões de múltipla escolha e a P2 com questões discursivas.

• A média trimestral é a média aritmética das verificações dadas no trimestre correspondente;
  • A média anual é a média aritmética das médias dos três trimestres. Esta, quando igual ou superior a 6,0 (seis) torna-se a média anual final. A promoção do aluno compreende a avaliação do aproveitamento escolar e a apuração da frequência, que é registrada no sistema de controle de acesso.

Tem-se como aprovado o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e média anual final mínima 6,0 (seis), em cada disciplina.

2ª Chamada de Avaliações

A 2ª chamada deve ser requerida pelo responsável ou pelo aluno, na Coordenação, dentro de dois dias úteis, a contar da data em que a atividade tenha sido realizada em primeira chamada (custo de R$ 20,00).

Pode ser atribuído o grau zero ao aluno que, sem justificativa aceita pela Direção Pedagógica, faltar à primeira chamada de uma avaliação ou que não se apresentar para a 2ª chamada, quando deferida a solicitação feita. Não há 2ª chamada de provas de recuperação.

Recuperações

O Colégio oferece a seus alunos a oportunidade de recuperação, com o objetivo de reforçar a aprendizagem dos conteúdos não assimilados. Serão feitas sempre no final de cada trimestre.

• São encaminhados à avaliação de recuperação os alunos que obtiveram média anual inferior a 6,0 (seis) no trimestre.