COLÉGIO ALTO PADRÃO REALIZA VISITA TÉCNICA À USINA ELÉTRICA A GÁS DE ARAUCÁRIA


2013-07-02 10.35.19 As formas de geração de energia estão se diversificando para atender a uma demanda cada vez mais crescente da população. A UEGA – Usina Elétrica a Gás de Araucária/PR é uma amostra desta diversificação, gerando energia elétrica a partir de um ciclo combinado de turbina a gás/turbina a vapor.

Para uma formação complementar dos alunos do ensino médio, os professores do Colégio Alto Padrão, Paula Rezende Chiesa, Carlos Eduardo Lunelli e a coordenadora Katia Cristine Rodrigues os acompanharam em uma visita técnica à UEGA, no dia 02 de julho, onde eles puderam conhecer mais sobre esta outra forma de geração de energia.

 

2013-07-02 10.15.26

Acostumados com a geração de energia através da queda d’água, como é o caso de grande porcentagem das usinas paranaenses, os alunos acompanharam o processo de conversão térmica, que utiliza o gás (de procedência boliviana) como combustível para aquecer a caldeira pressurizada, assim, a água presente nesta caldeira chega a 522 ºC é transformada em vapor, impulsiona o movimento das turbinas gerando a transmissão de energia. 

De acordo com o Engenheiro Flavio Chiesa (diretor da unidade), esta usina tem operado continuamente devido ao baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, gerando em torno de 469 MW/h de energia, sendo interligada ao sistema elétrico nacional para suprir a demanda.  

Ainda de acordo com Chiesa, a usina, atende a legislação ambiental, opera dentro dos limites de segurança e proporciona uma formidável potência instalada atendendo respeitosamente ao cidadão paranaense.

 

Como resultado desta visita, os alunos foram oportunizados com uma aula de campo para aproximar os conhecimentos adquiridos na teoria com aqueles que puderam visualmente verificar na prática. 

usina

 TEXTO: Carlos Eduardo Lunelli