Em 2014 alunos do  PERÍODO INTEGRAL ALTO PADRÃO do Ensino Fundamental I na prática de “Contação de Histórias”, ministradas pela mediadora de Arte Luciana Verssão tem como tema: A COPA DO MUNDO 2014, mas o olhar sobre o evento tem o enfoque Cultural, além do esportivo. Para isso abordaremos os 32 países participantes da Copa do Mundo, a metodologia escolhida foi a seguinte:

*** Confecção de bandeirinhas dos países participantes da Copa, que teve como objetivo  reconhecer e conhecer os elementos visuais que caracterizam a bandeira de cada país. (várias leituras são feitas, de acordo com a faixa etária: desde o reconhecimento de figuras geométricas, até metáforas das cores e símbolos escolhidos como brasão).

***“Contação” de uma história, mito, ou, lenda de determinado país. Breve introdução sobre a cultura dos países, levando em consideração o conhecimento dos alunos sobre o tema em questão, como por exemplo: “O país com o qual trabalharemos hoje tem como símbolo a Torre Eiffel, alguém sabe qual país trabalharemos?” O objetivo desta atividade foi de incentivar a troca, a pesquisa, estimulando a curiosidade e respeitando os conhecimentos individuais.

*** Conhecer o universo lúdico das mais diferentes culturas através do universo infantil a partir das brincadeiras infantis dos mais diversos países, bem como as realidades mais diversas experimentadas pelas crianças de outros países, como, por exemplo: a Bósnia, onde recentemente acabou a guerra, e existe um monumento em homenagem às crianças perdidas durante a guerra. O objetivo desta etapa foi de incentivar a reflexão, e experimentar as brincadeiras, ampliando assim seu universo lúdico.

Para comemorarmos a união destes países fizemos uma maquete com as bandeirinhas, além da confecção da maquete disponibilizamos uma foto com a mesma aos alunos do INTEGRAL ALTO PADRÃO, participantes das oficinas de “Contação de Histórias”.

As fotos dos alunos estão disponíveis aqui.

OBS: As fotos foram realizadas entre os dias 09 e 10 de junho, e, portanto, apenas os participantes das oficinas que vieram nestes dias estarão com as fotos disponíveis.