As turmas dos 4° anos do Colégio Alto Padrão, realizaram uma visita encantadora a cidade histórica da Lapa. Foi um dia de muita aprendizagem e diversão. A viagem foi realizada pela agência de Turismo VK. Lá eles tiveram o acompanhamento de uma guia que apresentou a cidade e explicou tudo sobre a formação do território e da Batalha do Cerco da Lapa, um dos principais conflitos ocorridos na história. 

 

     Foram visitados vários pontos turísticos ricos em história, dentre eles estão:

Monumento ao tropeiro: O mosaico do artista Poty Lazzaroto, recebe os visitantes da Lapa na entrada da cidade. A peça ressalta a importância do tropeirismo para o desenvolvimento da região.

Theatro São João: Edifício que foi inaugurado em 1876, em arquitetura neoclássica, projetada pelo engenheiro Dr. Francisco Therézio Porto. Recebeu D. Pedro II, em junho de 1880 e, em 1894, durante o Cerco da Lapa, episódio da Revolução Federalista, funcionou como hospital e enfermaria. 

Museu Histórico: Este museu mostra o contexto histórico do Cerco da Lapa, o local guarda documentos e objetos do General Carneiro, considerado o grande herói do conflito e uma linda pintura reproduz o leito de morte do general. 

Casa vermelha: É o centro  de artesanato da cidade e também o pequeno museu dos tropeiros, construído no sistema de taipa ou pau a pique, estilo arquitetônico que pode ser observado com um recorte feito na parede do lugar. 

Casa Lacerda: A casa Lacerda retrata como vivia uma família de classe média da época. É uma casa lindíssima, os móveis estão impecáveis e para preservar o piso de madeira original do local os alunos tiveram que vestir um chinelo especial para andar pela casa. 

Panteon dos Heroes: Nele descansam os que tombaram na resistência dos federalistas. Em frente, estão dois canhões originais que adornam o monumento.

Praça General Carneiro e Igreja Matriz de Santo Antônio:  A praça possui o monumento do General Carneiro. Em frente,  está localizada a Igreja Matriz de Santo Antônio, edificação mais antiga da cidade.

Museu de armas e cadeia: Nele estão expostas as armas da Revolução Federalista e as que foram usadas pelo exército brasileiro durante o período do Império. 

Lipski: Restaurante com comida típica lapeana. A turminha adorou saborear um delicioso almoço típico da Lapa. 

Confira as fotos: 

slide1 slide2 slide3 slide4 slide5 slide6 slide7 slide8 slide9 slide10 slide11 slide12 slide13 slide14 slide15 slide16 slide17 slide18 slide19 slide20 slide21 slide22 slide23 slide24 slide25 slide26 slide27 slide28 slide29 slide30

     A aula de campo foi maravilhosa, com muita diversão e o principal muito conhecimento.