Resultado de imagem para como montar sua lancheira saudável

As aulas estão voltando! Começam amanhã, dia 05 de fevereiro.

Nem sempre dá tempo de preparar os lanches mais nutritivos para garantir que seu filho coma bem no período em que está fora de casa. Sem falar que às vezes a criatividade simplesmente se esgota.

Vou dar algumas dicas que vão te ajudar:

• Você pode preparar alguns alimentos com antecedência e pode congelar outros.
  • As lancheiras térmicas são ótimas aliadas para aumentar as opções, já que permitem um melhor acondicionamento dos alimentos. O mais importante é combinarmos: PROTEÍNAS (como queijos, iogurtes, leite, atum e o frango, por exemplo), FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES e CARBOIDRATOS (como pães, biscoitos e bolos).

• PARA BEBER

Sei da dificuldade em mandar sucos naturais, devido à praticidade dos industrializados, mas espero te convencer com essas sugestões.

Para evitar que os sucos percam o gosto e micronutrientes, escolha frutas com menor velocidade de oxidação, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Com o passar do tempo, a bebida perde mesmo uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões industrializadas.

Para armazenar e transportar prefira as garrafas térmicas. Nessas condições, os sucos dessas frutas podem ser consumidos em média até 3 horas após o preparo. Outra opção são os sucos de polpa, o suco de uva integral e a água de coco pasteurizada. Hoje também há alguns sucos de caixinha integrais mais saudáveis. Só é preciso ficar atento aos rótulos e escolher produtos livres de corantes, acidulantes, sódio e açúcar. De qualquer forma, eles devem ser consumidos com moderação.

• PARA COMER

Se o seu filho não tem comido as frutas que você coloca na lancheira, que tal variar? Fugir do comum é uma boa dica. Uva, morango, manga, melão ou melancia picadas, ajudam a diversificar o cardápio.
Pães integrais são sempre a melhor opção para o preparo de um gostoso sanduíche. Patês são ótimos recheios para os sanduíches. Você pode prepará-los usando ricota, queijo tipo cottage ou cream cheese como base. Basta colocar no processador e adicionar, pode ser salsinha, atum, cenoura.

Parece prático, mas um sanduíche com frios, como o peito de peru, não é um aliado da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio. Além de acostumar o paladar das crianças com o excesso de sal, o exagero pode ocasionar uma série de problemas a curto e em longo prazo.  A hipertensão é o principal motivo deles.
Os bolos são boas fontes de carboidratos, desde que preparados de maneira saudável, com menor quantidade de farinha branca, por exemplo. Pode ser de cenoura, limão, coco, laranja e até o de chocolate (feito com cacau em pó). No preparo, dá para substituir parte da farinha de trigo refinada por integral, farinha de aveia. O açúcar comum pode ser trocado pelo mascavo ou demerara.
Produtos lácteos são fontes de proteína, mas também estragam com facilidade. Você pode mandar iogurte na lancheira sem correr esse risco. É só deixar o produto no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar. Um pouco antes de ir para a escola, retire-o e coloca na lancheira. Até a hora do lanche, ele vai estar descongelado e fresco para o consumo.

Uma dica fundamental para estimular o seu filho a consumir alimentos saudáveis é levá-lo com você à feira ou ao supermercado. Apresente diferentes frutas, de várias cores e formatos, e compre não apenas as que você gosta, mas as que despertam o interesse dele. Assim, a criança entra em contato com produtos variados e tem curiosidade de prová-los.
O mesmo se aplica à hora de arrumar a lancheira. Além de variar nos pães e acompanhamentos (como geleias naturais e queijos), o que deixará o lanche do seu filho mais atraente, convide-o para ajudar na elaboração do cardápio do dia – ou da semana. Essa atitude vai incentivá-lo a consumir o que levou para a escola.

Contem com a minha parceria,

Thatielly S. Garcia CRN 8 1705

Nutricionista do Colégio Alto Padrão