CLUBE DA LEITURA AP

O CLUBE DA LEITURA AP É MAIS UM PROJETO DESENVOLVIDO ESPECIALMENTE PARA NOSSOS ALUNOS DO INTEGRAL, O OBJETIVO CENTRAL DESSE PROJETO É CONDUZIR OS ALUNOS PELOS CAMINHOS DA LEITURA E APRENDER O CAMINHO PARA TORNAREM-SE BONS LEITORES.  EM SEU ANO INICIAL, SERÁ APLICADO PARA OS ALUNOS DO INTEGRAL, DAS TURMAS DO 4º E 5º ANOS DO FUNDAMENTAL I, TODAS AS QUARTAS E QUINTAS DAS 11h ÀS 11h30.

O DIFERENCIAL DO NOSSO CLUBE É QUE ATRAVÉS DELE OS INTEGRANTES APRENDERÃO A FAZER UM CRONOGRAMA DE LEITURA, CONSEGUINDO TRANSFORMÁ-LA EM HÁBITO. PARA INCENTIVÁ-LOS TEREMOS O NOSSO “PASSAPORTE DO CLUBE” ONDE A CADA LIVRO LIDO OS PARTICIPANTES RECEBERÃO UM CARIMBO, COMO SE FOSSE UM PASSAPORTE, POIS ACREDITAMOS QUE CADA LIVRO É UMA VIAGEM!

AO LONGO DO ANO, A PROPOSTA DO PROJETO É LER AO TODO 12 LIVROS DE DIFERENTES GÊNEROS: ROMANCE, CONTO, POESIA, DRAMATURGIA…

ALÉM DE CURADORIA ESPECIALIZADA FEITA PELA PROFª LUCIANA VERSSÃO OS PARTICIPANTES CONTARÃO COM A CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA, E, PORTANTO FARÃO LEITURAS CRÍTICAS E CRONOLÓGICAS, POR EXEMPLO: COMEÇARÃO COM A POESIA DE OLÁVIO BILAC, UM LIVRO DE 1919 QUE FOI ESCRITO E DIRECIONADO PARA ESCOLAS.

A LITERATURA INFANTOJUVENIL NA ÉPOCA NÃO ERA DISSEMINADA NO ÂMBITO ESCOLAR, TUDO INICIOU COM A OBRA CONTOS DA CAROCHINHA DE FIGUEIREDO PIMENTEL E POSTERIORMENTE COM MONTEIRO LOBATO, DO QUAL LEREMOS O LIVRO “O SACI” DESTA FORMA ATRAVESSAREMOS OS ANOS 10, A DÉC. DE 20, DÉC. DE 30, DÉC. DE 40 E DÉC. DE 50 DA LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA NESTE PRIMEIRO ANO DO CLUBE.

O CLUBE DA LEITURA DO COLÉGIO ALTO PADRÃO É UMA PARCERIA COM O ESPAÇO CONTAR, UMA INICIATIVA DA MEDIADORA DO CLUBE, A QUAL ACREDITA QUE AO CONHECER A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL OS JOVENS PODERÃO VIRAR AS PÁGINAS DO FUTURO.