DICAS PARA AJUDAR NO DESEMPENHO ESCOLAR DO SEU FILHO

Papais e mamães, durante o período em que as aulas estão suspensas, é importante  acompanhar as atividades dos seus(ua) filhos(as) sempre que possível. Pensando nisso, a psicopedagoga do Colégio Alto Padrão preparou umas dicas super legais para ajudar no desempenho escolar do(a) seu(ua) filho(a).

CRIAR UMA ROTINA – Anotar em um cartaz a programação diária com hora do banho, de escovar os dentes, hora do almoço, hora de estudar, hora da escola, hora de brincar, hora de lanchar, etc. Deixar o cartaz no quarto em lugar visível. (fazer o cartaz junto com a criança).

ESTABELECER UM HORÁRIO DE ESTUDO – Separar um horário todos os dias para estudar e/ou fazer tarefas escolares.

SEPARAR UM LUGAR EM CASA PARA ESTUDO – Fazer as tarefas sempre neste lugar, numa mesa que pode ser no quarto ou na sala, com boa iluminação, ventilação, em que a criança fique sentada em uma cadeira confortável com a coluna reta e pés apoiados no chão. (Pode colocar um banquinho se a criança não alcançar o chão).

DEIXAR A CRIANÇA LONGE DE DISTRAÇÕES – Não deixe que nada tire a concentração da criança na hora em que ela estiver estudando, portanto, deixe-a longe de TV ligada, celular, animais domésticos, computador, vídeo game, pessoas conversando etc.

TER À MESA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS – Antes da criança começar a estudar verifique se os materiais necessários estão à disposição, como lápis, borracha, lapiseira, lápis de cor, régua, livros, dicionário etc, para que não se distraia ou perca tempo na hora da tarefa procurando.

COMEÇAR PELA TAREFA MAIS DIFÍCIL OU MAIS TRABALHOSA – desta forma, restará as tarefas mais fáceis para a criança não se sentir tão cansada.

EM CASO DE MUITA TAREFA ESCOLAR – A cada hora dê uma pausa, ofereça um lanche, água ou suco.

INCENTIVAR A CRIANÇA A USAR O MARCADOR DE TEXTO – Grifar com o marcador as partes mais importantes do texto ou grifar com o lápis colorido. Criar o hábito de grifar os enunciados das questões (informação principal que está sendo pedida).

ANOTAR DATAS IMPORTANTES – Fazer um calendário do mês e destacar as datas importantes, como atendimentos, consultas, acontecimentos importantes (festas, comemorações etc), avaliações e colocar numa parede ou mural perto do  local de estudo.

ESTIMULAR A AUTONOMIA – Incentivar a criança a ter responsabilidade com seus pertences, materiais e brinquedos, como organizá-los no seu devido lugar após o uso.  Solicitar ajuda nas atividades domésticas, receitas culinárias, e organização das refeições.

PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E CONCENTRAÇÃO – brincar com jogos de raciocínio lógico nos quais a criança precisa pensar e manter a concentração para chegar ao resultado: dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outros.

DORMIR BEM – Não deixar a criança ficar no celular, computador ou televisão na hora de dormir. Dormir pelo menos 8 horas por dia. A privação do sono modifica a resposta a estímulos externos:- diminui o desempenho físico e intelectual; – diminui à atenção e concentração; – provoca alterações de humor.

ALIMENTAR-SE BEM – Muitos alimentos são fontes de vitaminas e proteínas que ajudam o organismo a funcionar melhor e também ajudam na aprendizagem. Informem-se.

ESTUDANDO PARA AS AVALIAÇÕES ESCOLARES:

– Verificar com o professor com antecedência quais os assuntos da avaliação irá cair e anotar numa folha de ofício e colocar em um mural;

– Ao ler textos grifar as informações principais e palavras chaves;

– Fazer resumo escrito e com imagens de fatos ou conteúdos importantes para a criança estudar;

– Ler em voz alta e gravar no celular para a criança escutar várias vezes o que está sendo estudado, fazer perguntas para identificar se a criança está compreendendo e retendo as informações.

Fonte: https://www.psicopedagogiabrasil.com.br/copia-diagnostico-psicopedagogico-o

Karla Weigert dos Santos

Pedagoga – Psicopedagoga