Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo. A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, o incentivo à leitura deve estar incutido nas diversas formas de ensinar.

Com esse mesmo objetivo, os alunos do 3º anos A da Professora Christiane, conheceram a história “A  Bela  Borboleta” do Ziraldo, um livro encantador que ensina a criança a importância de ler de forma sutil e marcante.

Slide1

Personagens  de  diferentes  clássicos  da literatura infantil  comparecem  nessa  história:  O  Gato  de Botas,  A Bela Adormecida, Peter Pan, O Patinho Feio, Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas, numa nova e original narrativa, o que amplia  o repertório das crianças,  incentiva o prazer da leitura, a curiosidade e a imaginação ao conhecer esses contos de fadas, ou se lembrar deles.

Após  a  leitura,  os alunos coloriram  as aulas  de Arte com as  borboletas, construíram poesias, recontaram a história através de teatro e ainda, uniram à gramática, criando um alfabetário com palavras retiradas do livro.

Slide2

“Essa história é diferente porque tem personagens de outras histórias e ainda podemos participar dela quando viramos as páginas do livro. Eu achei muito legal!!!” conta a aluna Giovanna Vidal Moreira do 3º ano.

Através  da literatura  infantil,  contribuímos na formação da criança em relação a  si mesma  e ao mundo  à  sua volta, ajudando na compreensão de certos valores básicos dentro da sociedade.

Quer saber mais…..

Conheça os cinco livros que fizeram a cabeça de Ziraldo: http://educarparacrescer.abril.com.br/