SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR PARA O FUTURO

Após  meses  de  estudo  e pesquisa  relacionada  às questões de sustentabilidade, os alunos do Colégio  Alto  Padrão receberam pais e amigos com o objetivo de apresentar os trabalhos realizados. Com um público de aproximadamente 1.000 visitantes, ficou evidente a preocupação de nossos jovens com o futuro da humanidade.

Os temas  apresentados  foram  divididos em quatro eixos: Terra,  Água,  Ar e Fogo.  E  em  cada um foram  exibidos trabalhos que deixavam o público pensativo  em relação às  próprias atitudes  com o  meio ambiente.  Além disso, foi apresentada uma exposição de montagens com peças de Lego desenvolvida pelos alunos e  também a construção  de uma casa sustentável com materiais reutilizáveis.

Slide1

No Eixo Água a Educação Infantil mostrou através de lindos trabalhos a importância desse bem tão precioso. Os alunos do 1º ano A apresentaram através de maquete e cartazes o que acontece quando há a poluição da água.

Já a turma do 5º ano B contou um pouquinho sobre as bacias  hidrográficas  do Brasil e como está a situação do maior aquífero do mundo com as  consequências do mau uso da água pelos seres humanos.  Finalizando esse eixo, alunos do 6º ano apresentaram a distribuição e consumo de água no Brasil e como é grande o impacto do desperdício em todo o mundo.

Slide2

Pensando no  ar que nos  protege e até onde vai a atmosfera,  a Tuma do  4º ano A buscou  apresentar seus trabalhos mostrando as mudanças que podem causar na camada de ozônio por causa da poluição. Ainda no Eixo Ar, os alunos do  5º ano A  também relataram sobre a poluição, mas de forma a  nos mostrar o impacto na saúde através de  maquetes que simulavam grandes metrópoles mais e menos poluídas.

Esse eixo  também apresentou  o efeito estufa e o aquecimento  global através dos trabalhos dos alunos do 7º ano que não só mostraram, mas também apresentaram propostas e alternativas para cuidar do ar.

Slide3

O  Eixo Terra  mostrou a poluição dos  solos  pelos alunos do 1º ano B e o efeito do lixo na sociedade. Já  os  alunos do  2º ano B  apresentaram  de forma bastante descontraída sobre os animais e a cadeia alimentar,  importante  elemento  no processo ambiental.  As turmas do 3º ano B e  4º ano B apresentaram ainda,  os biomas brasileiros e a importância de preservá-los.

Finalizando este eixo, os alunos do 8º ano mostraram a consequência do consumismo na sociedade e apresentaram em forma de teatro o tema biodiversidade.

Slide4

Os alunos  do  2º ano A  e  3º ano A  deram  um  show de  criatividade mostrando  como podemos reduzir,  reciclar e reutilizar materiais que muitas vezes vai para o lixo, evitando assim, aumentar ainda mais o consumismo.

Apresentando  as fontes de energia  os alunos do 9º ano deram alternativas  para o uso de combustíveis renováveis e também para o uso da compostagem na agricultura.

Slide5

Além  dos  quatro  eixos  trabalhados  de  forma  dinâmica  em  todos os  níveis  da  Educação  Infantil e  do  Ensino Fundamental, os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio realizaram a construção de uma casa sustentável, fazendo uso de materiais alternativos  e utilizando  noções de empreendedorismo,  além de vários conceitos da  Matemática,  Física e também Biologia. Um trabalho que buscou valores como a cooperação,  união e respeito tanto  aos colegas quanto ao ambiente.

Slide6

A Mostra Pedagógica é realizada através de projetos interdisciplinares que envolve o aluno em campos diferentes para o conhecimento. Esse  ano  o  Colégio  Alto  Padrão buscou chamar a atenção de toda a comunidade para um assunto presente no mundo atual, mas que muitas vezes acaba passando despercebido pela correria do cotidiano. Sustentabilidade, um olhar para o futuro deve ser pensado e repensado por todas as pessoas assim como foi feito com nossos alunos no projeto deste ano.

 

 

FALANDO NISSO…

             “O que eu achei da Mostra? Eu gostei bastante!!! Eu já gosto do tema sustentabilidade e então ficou mais fácil de entender. Achei legal todos poderem explicar sobre nosso tema que foi a água. Eu não tinha noção do quanto gastamos de água ao puxar uma descarga por exemplo, e agora dá pra pensar e economizar mais em casa. Essa Mostra foi a melhor de todas os anos que eu já participei!!!”

Tatiana Spring Carmo (Aluna do 6º ano do Ensino Fundamental)

 

            “Estou encantada com o trabalho dos alunos, com o empenho de cada um. Está tudo maravilhoso!!! Dá pra perceber o quanto os alunos estão preparados naquilo que estão apresentando. Que grandioso trabalho foi realizado. Parabéns!!!”

Carmen Lucia Koto (Mãe dos alunos Guilherme e Gustavo Koto)

 

            “Construir a casa sustentável deu oportunidade de interação para os alunos do Ensino Médio. Desenvolvemos companheirismo e união com os colegas que nem conhecíamos por serem de outra turma. Aprendemos a resolver problemas em curto espaço de tempo propondo diversas alternativas. Construímos várias coisas com materiais reutilizáveis que eu nem imaginava que seria possível. Realmente foi uma grande experiência!”

Johannes Antunes do Nascimento Rodrigues (Aluno do 1º ano do Ensino Médio)

 

            “Os alunos puderam aprender com o projeto, como funciona a alimentação dos animais, os ambientes naturais e como a vida se mantém e se renova. Conseguimos passar as mudanças que devemos ter em nossas atitudes em relação aos animais e ao meio ambiente. Ficou tudo maravilhoso mas nada seria possível sem o empenho e dedicação das crianças.”

Anelise Miranda (Professora do 2º ano B/Ensino Fundamental)

 

             “O trabalho desenvolvido foi muito legal! Foi Importante terem passado sobre esse tema e acredito que se pelo menos 10% do que aprenderam for aplicado, podemos caminhar para uma solução, e não só os alunos, mas também os visitantes. Bacana estarem adquirindo essa consciência nos dias de hoje que a nossa geração de pais não teve.”

Gisleine de Castro (Mãe dos alunos Pietra e Brayan Castro)

 

             “Nos dias atuais, com tantos problemas ambientais que enfrentamos, encontrar alternativas possíveis que ajudam tanto as pessoas como a natureza, faz toda a diferença. Mais do que uma “casa sustentável”, o projeto possibilitou aos alunos perceber que é possível criar pequenas escolhas no nosso dia a dia e talvez, o mais importante, que o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso do mesmo. Estou muito orgulhosa com a dedicação e empenho das turmas!!!”

Claudia Cristine Rodrigues (Professora e orientadora do projeto)

 

             “Neste ano focamos um tema muito necessário de reflexão não só dos adultos, mas principalmente, dos pequenos: a sustentabilidade, tão necessária para a manutenção do nosso planeta e consequentemente de nós mesmos, nossos filhos e seus descendentes.

O futuro é agora, não podemos mais esperar. Com este chamamento, nossos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, nos deram aulas, porque desde o início das atividades em equipe, com respeito e dedicação, cada um deu o melhor de si.

O resultado foi surpreendente! Os que auxiliaram direta ou indiretamente estão de parabéns e, apesar de cada equipe ter conseguido apresentar maravilhas, eu fico com os bastidores, onde conseguiram perceber uma sincronia de boas atitudes, valores essenciais como cooperação, carinho, comprometimento, trabalho em equipe e tantos outros que borbulhavam entre os grupos de professores e alunos, sem deixar de lado a participação dos pais, cumprindo seus papeis de primeiros educadores.

A nossa sociedade está carente de situações que ponham em prática tais atitudes e este foi o melhor aprendizado da nossa Mostra.

Espero um futuro verde e florido, com muita água e alegria aos nossos alunos!!!”

Carmen Verssão (Diretora do Colégio Alto Padrão)