Os alunos do 3º ano A do Ensino Fundamental I da professora Anelise, realizaram uma atividade muito divertida de Matemática sobre a comparação dos números.

Foi usado nessa atividade um recurso de grande importância, os jogos, pois eles configuram uma alternativa para estimular a aprendizagem, desenvolvendo habilidades como a autoconfiança, a organização, a concentração, a atenção, o raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.

A turma foi dividida em cinco grupos e cada grupo recebeu um tipo de material ou jogo para que  representassem números e fizessem a comparação dos mesmos e assim, sucessivamente, todos os alunos passaram por todos os jogos tendo a oportunidade de perceber várias formas de representação e comparação dos números.

O primeiro grupo confeccionou um ábaco com madeira, palitos de churrasco, tampinhas de garrafa PET e letras de EVA. A expectativa foi  ver pronto um material que eles só visualizavam no material didático. Por meio do ábaco eles representaram alguns números e perceberam qual era o maior, menor ou igual. Foi a maior empolgação!!

IMAGEM 1 ANELISE
 O segundo grupo representou alguns números com o Material Dourado e fizeram a comparação, essa atividade exigiu mais concentração e raciocínio do grupo, pois cada peça tem um valor e todos se saíram muito bem.

IMAGEM 2 ANELISE

O terceiro grupo representou os números com o jogo de dados e assim compararam os números, foi muito divertido!

IMAGEM 3 ANELISE

O quarto grupo recebeu fichas com números escritos de zero até mil e cada aluno escolhia uma das fichas e colocava na mesa para ver quem tinha o maior e menor número, ou iguais, foi a maior competição.

IMAGEM 4 ANELISE

O quinto grupo recebeu números escritos de zero até nove e tinham que formar números com três algarismos e fazer a comparação entre os números formados. Foi muito legal.

IMAGEM 5 ANELISE

Usar os jogos como recurso didático é uma oportunidade de vincular a teoria à prática, pois eles podem ser utilizados em sala como extensão do andamento habitual e favorecem o desenvolvimento do conhecimento matemático de maneira lúdica, pois o aluno pode verificar na prática algo que era apenas abstrato. Com essas atividades foi possível desenvolver a competência leitora do aluno, assim possibilitando ele ler, escrever, comparar e ordenar os números. A professora conseguiu atingir todos os objetivos esperados.