Os alunos da Educação Infantil ao 2° ano do Ensino Fundamental iniciaram na sexta-feira, 18/09, o projeto de leitura “Baú do Tesouro”. Esse projeto tem como objetivo incentivar a prática da leitura no cotidiano familiar, por isso o papel da família será crucial para o sucesso deste trabalho.  Os nossos pequenos ficaram super animados, porque descobriram que toda sexta-feira ocorrerá um sorteio para eleger alunos que levarão o baú para casa e poderão compartilhar desse tesouro maravilhoso com seus familiares.

Confira as fotos:

Slide1
  Slide2Slide3
Conheça o projeto “Baú do Tesouro”:

IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. Essa proximidade, por sua vez, facilita a alfabetização e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias  para expressar-se oralmente e por escrito.

Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde cedo se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos.
  Pensando nisso, nós educadores do Colégio Alto Padrão, junto com vocês vamos desenvolver este projeto de Leitura intitulado Baú do Tesouro

Objetivo geral

Por meio deste projeto, objetiva-se estimular a leitura do adulto para criança, fora do âmbito escolar. Considerando a importância da rotina na estruturação da criança, o momento da preparação para dormir, deve ser acompanhado preferencialmente de atividades mais tranquilas, sendo assim, uma excelente oportunidade para que os pais contem histórias para a filhos,  e que gradativamente eles percebam o valor inestimável de um livro, justificando assim o nome do nosso projeto Baú do Tesouro.

– Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

– Tornar a leitura um ato prazeroso e significativo.

– Possibilitar a interação entre pais e filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

– Proporcionar oportunidades de aprendizagem e cuidado com os livros.

– Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

Desenvolvimento

– Toda sexta-feira será feito um sorteio para determinar quem levará o baú para casa.

– Dentro do baú terá dois  livros e uma folha com uma atividade referente a leitura.

– A família fará a leitura de um dos livros e auxiliará a execução da atividade que poderá ser um desenho, uma pintura ou recorte e colagem.

– O baú deverá ser devolvido na quinta-feira em bom estado, junto com a atividade realizada.

Avaliação

Em roda de conversa o aluno apresentará o que produziu junto com sua família e será convidado a contar a história para seus amigos.

Contamos com o apoio de toda a família para concretização deste lindo projeto.

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” – Carlos Drummond de Andrade