Os alunos do 6° ano do período integral, realizaram um projeto  maravilhoso com o tema horta escolar, juntamente com a professora Luise. Esse projeto, foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. 

       A partir do projeto, os alunos aprenderam a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantar, transplantar mudas, regar, cuidar colher e decidir o que fazer com o que colheu. Também foi possível alterar sensivelmente a relação dos alunos com o ambiente em que eles vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies. 

Confira as fotos: 

Slide1Slide2

A horta – Rubem Alves

“Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina -seja criança, seja planta – é uma sensação de euforia, de fertilidade, de vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra.”

Parabéns professora Luise pelo lindo projeto!