O Colégio Alto Padrão realizou, no último sábado (5) a II Mostra Pedagógica, apresentando trabalhos elencados no currículo dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  Segundo a diretora Carmen Verssão, o objetivo da Mostra foi inteirar os pais ao dia a dia dos alunos. “É um momento onde podemos ver a criatividade, o respeito e tantos outros valores que são trabalhados com nossos alunos a todo momento, interdisciplinarmente”, destaca.

Slide1

Os trabalhos do Ensino Fundamental I e II englobaram vários temas, entre eles o meio ambiente, enfatizando a importância da madeira para o ser humano, pelos alunos do 1° ano; ciclo da água e cooperação pela água, apresentados por alunos do 6° e 8° ano, respectivamente, e reaproveitamento sustentável, este último com maquete de uma casa apresentada pelo 7° ano.

Slide3

A alimentação saudável também foi destaque da Mostra, abordada pelas turmas de 5° ano, os alunos fizeram uma visita ao Mercado Municipal e lá tiveram conhecimento do que se pode produzir com produtos orgânicos, inclusive roupas. A partir daí trabalharam a conscientização de uma boa alimentação, filtrando os alimentos que fazem parte do dia a dia daqueles que devem ser consumidos às vezes, a fim de garantir uma alimentação adequada.

Slide4

Com muita descontração a turma do 3° ano A, produziu diversos jogos infantis, através de material reciclado e que proporcionou aos pais e alunos um momento de diversão. Já a turma do 3° ano B, através do mundo animal, confeccionou livros com informações e características de cada espécie entre outras atividades relacionadas ao habitat dos animais.

Slide2

A arte também se fez presente, especialmente nos trabalhos das turmas dos 4° anos A e B que retrataram, através de pinturas, as obras do artista plástico Ivan Cruz, conhecido por criar telas que resgatam as brincadeiras de infância. As turmas do 2º anos A e B apresentaram um projeto de Literatura contando sobre a história da Viviana, a rainha do pijama de Steve Web que encantou a todos.

Slide7

Os alunos do 9° ano despertaram a curiosidade dos visitantes com o “Parafuso de Arquimedes”, um dos instrumentos mais antigos da civilização, que era utilizado para bombear água para irrigação e drenagem. As ciências também deram suporte aos trabalhos do Ensino Médio, com práticas de laboratório na importância e coleta da água e demonstrações sobre chuva ácida e erosão da terra pelos alunos do 1° ano do Ensino Médio.

Slide6

Já a turma do 2° ano instigou o raciocínio do público presente, com um laboratório de matemática. A apresentação trazia Pitágoras, Trigonometria e alguns jogos de capacidade de memória e solução de problemas. Entre eles a tradicional “Torre de Hanói”, um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, que devem ser repassados a outro pino. Outro atrativo da Mostra foi o “Tangram”, um jogo chinês formado por sete peças, com as quais é possível montar variadas figuras, estimulando a pessoa a identificar, descrever e comparar figuras geométricas, desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de análise.

Slide5

A II Mostra Pedagógica recebeu aproximadamente 500 pessoas para visitação e o resultado foi avaliado com mérito aos educadores e alunos. “Nossos alunos,  professores e famílias estão de parabéns com os trabalhos expostos este ano na II Mostra Pedagógica. Ficou visível o envolvimento e dedicação de todos nos projetos definidos para ilustrar este evento”, encerra Carmen.