Vamos descascar mais, que tal ?

            Diante da pandemia que está afetando todos os aspectos das nossas vidas, eu como nutricionista, não posso deixar de ressaltar que uma alimentação saudável é primordial para manter a saúde e é especialmente importante para manter seu sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer é claro das medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações.

O planejamento das principais refeições (café da manhã, almoço, jantar) é fundamental para termos o equilíbrio dos nutrientes no nosso dia a dia. Porém, sei que trabalhar em casa pode não significar que há mais tempo para cozinhar, especialmente neste momento em que estamos ajudando nossos filhos nas aulas on-line ou tarefas.

Incluir as crianças nesse planejamento será maravilhoso e riquíssimo de aprendizagem, além de incluir mais uma atividade no cronograma diário delas. Podemos associar uma boa nutrição, com escrita, matemática, ciências.

Uma primeira sugestão seria fazer com que eles anotem os itens que tem na geladeira e despensa de casa, tendo isso em mãos fazer com que eles pesquisem e deem idéias de preparações.

Tendo as receitas em mãos é importante deixar verificarem os volumes, medidas caseiras, ver se tem os itens em quantidades suficientes e trabalhar a questão de tempo também.

Fazê-los participar da higienização dos itens que irão utilizar nas receitas será muito legal. Os folhosos, verduras e frutas devem ser higienizados com água sanitária (proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água) *  importante verificar no rótulo do produto quanto tempo deverá ficar em repouso para posterior enxágue em água corrente, normalmente varia de 10 a 20 minutos. Já com relação às embalagens, essas devem ser lavadas com água e detergente ou passar álcool gel 70º.

Temos que aproveitar a oportunidade para descascar mais e desembalar menos!

O importante nesse planejamento é cuidar para que seja um prato rico em cores, que tenha vários tipos de preparo, por exemplo: salada crua, salada cozida, um carboidrato (arroz ou macarrão ou purê de batatas, por exemplo), uma proteína de preferência assada, grelhada ou cozida (carne de boi, frango, peixe ou ovo), o acompanhamento que pode variar de um legume refogado, assado, feito um bolinho assado, uma farofa bem colorida, enfim a criatividade é fundamental.

Cuidar da nossa saúde em família e cozinhando juntos será incrível eu não tenho dúvidas !!!!

 

Texto escrito por: Thatielly Garcia

Nutricionista