No mês de setembro, foram realizadas atividades extracurriculares em forma de passeios pedagógicos com as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Além de deixar o aprendizado mais dinâmico, os alunos puderam conhecer e conviver mais de perto com vários assuntos trabalhados pelos professores nas salas de aula.

Com o tema “Vida saudável”, os alunos da Educação Infantil perceberam a importância de uma alimentação saudável, participando de uma programação cheia de atividades lúdicas. Com o auxílio de fantoches, conheceram um pouco mais sobre os alimentos naturais e vivenciaram uma aula de culinária preparando gostosos biscoitos. Nossos pequenos, dentre as muitas atividades, puderam conhecer a produção de mel das nossas amigas abelhas, o que aguçou a curiosidade desta nova descoberta!

“Tudo era novidade! Conheceram árvores frutíferas de alimentos que antes só viam em mercados. E agora, tudo que vão comer perguntam se é saudável ou não. Com certeza foram momentos importantes para eles” – afirma a Professora Amélia que acompanhou os alunos do Infantil.

Slide4

Já os alunos de 1º e 2º anos fizeram uma visita em um ambiente rural, tendo a oportunidade de conviver com a natureza, conhecer os animais do campo e onde vivem, o que comem e os cuidados com esses bichinhos. Vivenciar esses momentos, tocar nos animais, andar a cavalo, ajudar na alimentação, tudo isso proporcionou um aumento da confiança, do afeto e do cuidado com os animais.

As crianças dessa faixa etária também conheceram a horta orgânica e tiveram contato com alguns vegetais que fazem parte da nossa alimentação, conhecendo seus benefícios nutricionais, e a necessidade de uma alimentação mais saudável às nossas crianças.

Slide5

Os alunos de 3º ano e 5º ano, visando integrar o conteúdo nas disciplinas de História e Geografia, desfrutaram de uma aula de campo realizando um City Tour pela cidade de Curitiba, conhecendo a história, seus principais pontos turísticos e a valorização ecológica da cidade.

A visita partiu da Praça Tiradentes, marco zero que mostra o início de Curitiba, conhecendo também a Catedral. Após, visitaram o Centro Histórico no Largo da Ordem, conhecendo a primeira igreja de Curitiba, o bebedouro onde os tropeiros que passavam pela cidade descansavam, observaram toda a arquitetura colonial e o Memorial de Curitiba que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Paraná.

Slide1

Finalizando, ainda puderam dar uma volta pela cidade, avistando outros pontos turísticos como o Centro Cívico, o Museu Oscar Niemeyer, os Parques São Lourenço, Tanguá, Tingui e a Pedreira Paulo Leminski. Encerrando o passeio com um gostoso piquenique no Memorial Ucraniano em que consta uma réplica da igreja da cidade de Malet, uma das maiores colônias ucranianas do Paraná.

Sobre essa atividade, a Professora Karine, que leciona nas turmas de 5º ano afirma que além de uma aula de História ao ar livre, o passeio pôde proporcionar aos alunos o conhecimento de pontos turísticos locais que muitos não conheciam e nem sabiam que existia. Fica a dica para um ótimo passeio em família!

Slide2

Os alunos de 4º anos, também integrando o passeio às disciplinas de História, Geografia e Ciências, realizaram uma visita às cidades de Morretes e Paranaguá. Puderam passar pela estrada da Graciosa e apreciar a Mata Atlântica realizando um piquenique no meio da manhã e uma caminhada para conhecer seus diferentes biomas.

Em Morretes, os alunos conheceram a história do município litorâneo e apreciaram o prato típico no restaurante mais antigo da cidade ao lado do Rio Nhundiaquara.

Seguindo à Paranaguá, além de todo o histórico da cidade portuária, os alunos do 4º ano visitaram o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá o que possibilitou conhecer um pouco sobre a história de todo o nosso estado.

Ainda conheceram o Aquário de Paranaguá e puderam ter contato direto com muitas espécies.

Slide3

As atividades extraclasses são essenciais para melhorar o aprendizado dos estudantes. É uma forma de unir a teoria com a prática, Com certeza todos os momentos vivenciados pelos nossos alunos ficarão guardados pra vida toda.

Em breve, mais fotos em nossa fanpage https://www.facebook.com/colegioaltopadrao